Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA AMANHÃ - H1N1

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA AMANHÃ
A meta é imunizar 49,8 milhões de pessoas em todo o país. Em Pederneiras, meta é vacinar 8 mil pessoas do público-alvo


A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 começa amanhã, sábado, 30, a partir das 8h. O governo federal trabalha com a meta de imunizar 49,8 milhões de pessoas, conforme projeções do Ministério da Saúde. A vacinação, que começa amanhã, será prolongada durante o mês de maio em todos os postos de saúde do município, incluindo os distritos. Em Pederneiras, a meta é vacinar 8 mil pessoas do público-alvo da campanha que envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros.
A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.
Público-alvo da campanha
A partir de amanhã, em todo o país, 240 mil profissionais estarão em 65 mil postos de saúde para começar a aplicar a vacina aos grupos com maiores riscos de contrair a doença. São integrantes deste grupo pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses até menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem ser vacinadas. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Durante o lançamento da campanha de vacinação, na última quarta-feira, 27, as autoridades da saúde disseram que não há risco faltar vacina. “Não há necessidade de pânico e correria aos postos. O governo adquiriu 54 milhões de doses da vacina e não vai faltar vacina (para os grupos prioritários)”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Antônio Carlos Nardi.
Casos
Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, contando até o dia 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 83% (1.365) por influenza A (H1N1). Em Pederneiras, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, não há casos confirmados de H1N1. Apenas cinco exames aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz.
Cuidados
As vacinas que serão aplicadas protegerão as pessoas dos grupos de riscos contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1. Com a campanha, o governo busca diminuição as internações em até 45% e conter as mortes por influenza a um nível entre 39% e 75%.
Vale enfatizar a importância em reforçar os cuidados para evitar o contágio. Entre as principais medidas recomendadas estão lavar frequentemente as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas com sintomas da gripe. Se o cidadão apresentar sintomas de gripe, procure rapidamente uma unidade de saúde.

Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000
(14) 3283-9570   Ramal: 9620
(14) 99185-6460
comunicacao@pederneiras.sp.gov.br / vpelegrineli@pederneiras.sp.gov.br
www.pederneiras.sp.gov.br

quinta-feira, 28 de abril de 2016

PEDERNEIRAS - PREPARA MEGA EVENTO NO PARQUE ECOLÓGICO NO DIA DO TRABALHADOR - PREFEITO DANIEL P. DE CAMARGO.

PREFEITURA PREPARA MEGA EVENTO NO PARQUE ECOLÓGICO NO DIA DO TRABALHADOR

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai promover um mega evento para comemorar o dia do trabalhador no próximo domingo, 1ª de maio, das 8h às 18h, no Parque Ecológico Municipal. O evento é gratuito e terá animação musical, diversão para as crianças e atividades para os adultos oferecidas em parceria com várias secretarias municipais da prefeitura, além da Feira Livre que será montada durante a manhã de domingo no estacionamento do Parque Ecológico.
“Queremos que o domingo seja um dia de festa, um dia de diversão para a família pederneirense. Quem for ao Parque Ecológico com certeza vai se divertir com toda a família, pois estamos preparando uma grande festa para todos”, ressalta o prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo.
Manhã para as crianças
Durante todo o período da manhã haverá programação com atividades voltadas à família e ao público infantil. Serão distribuídos gratuitamente pipocas e algodão doce e a criançada poderá se divertir com vários brinquedos infláveis que serão montados dentro do Parque Ecológico. E o melhor, tudo gratuito. Haverá recreação com o pessoal do Projeto Municipal “Andar e Voar” e também atividades de desenho em papel, pintura de rosto e brincadeiras com massinha desenvolvidas por monitores da Secretaria de Educação.
Carretão da Alegria
Além disso, no período da manhã haverá um mini torneio de vôlei de areia e de futebol de areia com premiação para os ganhadores. O grande destaque para as crianças será, com certeza, o Carretão da Alegria. “Durante toda a manhã todas as crianças que estiverem no Parque Ecológico acompanhados dos pais ou responsáveis poderão passear no Carretão da Alegria, uma enorme carreta decorada com bonecos de personagens infantis, equipada e segura para passear com a criançada pela cidade, tudo gratuitamente”, lembra Camargo.
Feira livre
Na manhã de domingo também haverá a Feira Livre, que especialmente neste dia, devido ao evento do Dia do Trabalhador, será realizada no estacionamento do Parque Ecológico e não no Teatro Municipal, como geralmente ocorre aos domingos. A intenção é oferecer mais uma opção de lazer para a população e fomentar a Feira Livre, uma vez que a organização do evento estima que cerca de 5 mil pessoas passem pelo Parque Ecológico durante o domingo. Na Feira Livre haverá comércio de frutas, leguminosas e verduras frescas, além do famoso pastel e do caldo de cana.
Saúde e Beleza
Quem passar pelo Parque Ecológico neste domingo poderá também aproveitar para cuidar da saúde e da beleza. A Secretaria Municipal de Saúde montará um stand no local com profissionais para aferição de pressão, orientação e realização de diversos exames gratuitos. Quem quiser aproveitar e cortar o cabelo de graça, também pode, pois a Secretaria Social vai disponibilizar um espaço com cabeleireiros.
“Convido toda a população para comemorar o dia do trabalhador com a gente no Parque Ecológico. Vai ser uma festa super bonita e feita com muito carinho para cada trabalhador e para toda a família pederneirense”, finaliza o prefeito.
Serviços
O 2º Evento do Dia do Trabalhador será neste domingo, 1º de maio, no Parque Ecológico Municipal “Prefeito Giácomo Bertolini”, das 8h as 18h, com entrada gratuita e diversas atrações.
Informações (14) 3252-2281.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Saque seu FGTS - vítimas de enchente em PEDERNEIRAS SP.

CAIXA FEDERAL INICIA AGENDAMENTO PARA O SAQUE DE FGTS PARA AFETADOS PELA ENCHENTE EM PEDERNEIRAS

Os interessados devem procurar a agência da Caixa Econômica Federal em Pederneiras

A agência da Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira, 18, o agendamento para atendimento da solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores residentes nas áreas afetadas pelas inundações de janeiro deste ano em Pederneiras.
O benefício do saque é autorizado nas hipóteses em que há necessidade grave e premente pessoal, decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência do trabalhador, cuja situação de emergência ou de estado de calamidade pública tenha sido formalmente reconhecido pelo Governo Federal. Em Pederneiras, centenas de famílias tiveram suas casas atingidas pela enchente do dia 12 de janeiro. Com o reconhecimento da Situação de Emergência pelo Estado e União, essas famílias poderão sacar o Fundo de Garantia.
Quem pode?
 Poderão solicitar o saque aqueles trabalhadores com saldo em conta do FGTS e que à época eram residentes nos imóveis atingidos diretamente pelas inundações causadas pelas chuvas do início deste ano.
A Prefeitura de Pederneiras, através de laudos da Defesa Civil Municipal, já repassou à Caixa Federal de Pederneiras a lista de famílias que foram afetadas e, portanto, poderão ser beneficiadas. O valor do saque corresponde ao saldo disponível por conta vinculada e por evento caracterizado como desastre natural, na data da solicitação, limitado à quantia de R$ 6.220,00 desde que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a doze meses.
Como proceder?
Os interessados devem comparecer à agência da Caixa de Pederneiras portando (os originais e cópias legíveis) RG, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Trabalho (CTPS), ou cópia do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – documento este obtido junto ao INSS, onde constem os registros de emprego do trabalhador.
A agência da CEF vai realizar atendimento exclusivo a esses trabalhadores, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, mediante agendamento prévio. A agência está localizada na Rua Siqueira Campos, S-07, esquina com a Avenida Tiradentes, no Centro. O telefone da agência é (14) 3283-8500.

Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000
(14) 3283-9570   Ramal: 9620
(14) 99185-6460

quinta-feira, 14 de abril de 2016

PEDERNEIRAS AVANÇA PARA AS OITAVAS NA COPA TV TEM DE FUTSAL E CONVOCA TORCIDA PARA ESTA SEXTA, NO GINÁSIO MUNICIPAL

Na próxima sexta-feira, 15, a partir das 20h, o Ginásio Municipal “Antônio Florêncio Pereira”, em Pederneiras, vai ferver com a disputa dos primeiros jogos das oitavas de final da Copa TV Tem de futsal masculino. Dois Córregos enfrenta Botucatu às 20h e, na seqüência, às 21h, o selecionado de Pederneiras enfrenta Duartina e espera casa cheia para garantir passagem para as quartas de final da competição.


“Esperamos que a torcida compareça e empurre o time para conseguir a vitória. O time está ficando mais entrosado a cada rodada e temos chances reais de avançar na Copa TV Tem, por isso pedimos que o torcedor venha até o Ginásio Municipal, na próxima sexta à noite, prestigiar o nosso time, é muito importante a presença do torcedor pederneirense”, afirma secretario municipal de esportes e técnico da equipe que disputa a Copa TV Tem, Cesar Amaral Frezza.

Jogão
O jogo que garantiu a vaga da equipe de futsal masculina de Pederneiras nas oitavas de final foi de matar qualquer um do coração. O Ginásio Municipal de Pederneiras recebeu um ótimo público. A torcida empurrou a equipe local, que abriu o marcador logo no começo do primeiro tempo. A forte equipe de Iacanga acertou a marcação, avançou e, em dois lances, empatou e virou o marcador: 1x2 A equipe de Pederneiras correu atrás e fechou a primeira etapa com um suado empate: 2x2.
Na segunda metade do jogo, a partida continuava lá e cá. Com Pederneiras buscando entrosamento, perdendo bolas fáceis e a torcida local pressionando a equipe de Iacanga.
Aos 32 minutos, um balde de água fria. Iacanga vinha melhor na partida e fez 3x2. Faltavam poucos minutos e Pederneiras precisava de 2 gols para avançar para as oitavas. Parecia tudo perdido.
Mas, a torcida voltou a crescer e os jogadores dentro de quadra ganharam energia nova e voltaram a pressionar o time adversário que, minutos depois, sucumbiu: Pederneiras 3x3. Com animo renovado, os meninos de Pederneiras foram para cima e botaram fogo nos últimos minutos de jogo. Iacanga até que tentou segurar o empate, mas não conseguiu. Aos 38 do segundo tempo, Pederneiras virou a partida e sacramentou a passagem para as oitavas de final da Copa TV Tem de Futsal 2016: Pederneiras 4x3 Iacanga, placa final. 
“Esperamos um grande público nesta sexta-feira, 15, de noite, lá no Ginásio de Esportes, para prestigiar e torcer pela nossa equipe na Copa TV Tem. A entrada é gratuita e estão todos convidados”, reitera Frezza.

https://www.facebook.com/denilson.rodrigues.9883/videos/953936811393057/
Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP, CEP: 17280-000
(14) 3283-9570   Ramal: 9620

segunda-feira, 11 de abril de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PEDERNEIRAS ESCLARECE FATOS SOBRE O H1N1 NO MUNICÍPIO

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que não há em todo o município de Pederneiras casos confirmados de H1N1.
Há, apenas, cinco casos suspeitos de H1N1 que estão esperando os resultados dos exames em análise no Instituto Adolf Lutz, que deve chegar entre 10 a 15 dias.
Dos cinco casos, há um óbito de uma senhora de 50 anos que deu entrada na Santa Casa de Pederneiras com estágio avançado de gripe. Ela foi atendida e tratada como paciente de H1N1, e sua transferência para a UTI foi solicitada, o que não veio a ocorrer, pois, infelizmente, seu quadro evoluiu rapidamente e ela veio a óbito. No entanto, há necessidade do resultado laboratorial para ter a confirmação ou não se é um caso de H1N1.
Nos outros dois casos suspeitos, dois foram medicados, tiveram melhora em seus quadros clínicos, foram liberados pela Santa Casa e estão sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica Municipal. Outros dois casos surgiram neste final de semana e também são suspeitos de H1N1. Nas quatro situações acima, os pacientes passam bem, estão sendo acompanhados e aguardam os resultados dos exames.
“Neste momento, queremos tranqüilizar a população. Não há casos de morte em Pederneiras devido ao H1N1. Pedimos que a população tome os devidos cuidados, principalmente quem tiver um quadro de gripe, mesmo que leve, procure uma das nossas unidades de saúde”, explica a secretaria municipal de Saúde, Adriana Leandrin da Silva.
Orientação
Neste momento, a população deve redobrar os cuidados com a higiene, principalmente em ambientes públicos, em locais onde circulam muitas pessoas. A dica é manter sempre as mãos limpas e deixar os ambientes com o ar circulando. Para as pessoas que estão gripadas, a dica é: lave sempre as mãos, evite circular em locais públicos e procure rapidamente a unidade de saúde mais próxima. Uma simples gripe pode apresentar os mesmos sintomas do H1N1, e quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de sucesso para o paciente.
“Pedimos para o pessoal da imprensa nos ajudar a orientar a população, para melhorar os cuidados com a higiene, os cuidados com quem está com sintomas e, principalmente, a procurar a unidade de saúde e a vigilância epidemiológica para ter informações corretas sobre o H1N1, isso é o mais importante agora”, diz Leandrin.
Caso do Nenê
Neste final de semana, correram boatos que um morador de Pederneiras havia falecido por H1N1 no hospital da UNIMED, em Bauru. Essa, e outras informações passadas sem respaldo técnico e averiguação, causou pânico em muitos moradores da cidade, que compartilharam conteúdos pelas redes sociais e espalharam o pânico pela cidade.
A título de esclarecimento, um senhor conhecido pelo apelido de Nenê, é morador do município vizinho de Jaú. Lá em sua cidade, teve seu quadro agravado e foi transferido para a UNIMED de Bauru, onde veio a óbito. Não se trata, portanto, de um caso de H1N1 em Pederneiras, pois as informações deste paciente serão tratadas e analisadas pelas secretarias municipais de saúde dos municípios de Jaú (onde o senhor José Luiz residia) e Bauru (onde ele veio a falecer).
Vacinação
No dia 30 de abril está programada pelo Ministério da Saúde a campanha nacional contra a H1N1 em todos os municípios da federação. Assim como aconteceu em 2015, as vacinas serão destinadas pelo Ministério da Saúde a grupos prioritários: gestantes, puerperais (mulheres que estão no período pós-parto), idosos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos e pessoas com doenças crônicas (doenças respiratórias, diabetes, hipertensão etc). Quem tomou a vacina de H1N1 em maio de 2015, quando da campanha, ainda está imune ao vírus e apenas precisar fazer o reforço no dia 30 de abril.

Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras

terça-feira, 5 de abril de 2016

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE: SANTA CASA E ROTARY CLUBE DE PEDERNEIRAS

SANTA CASA E ROTARY CLUBE DE PEDERNEIRAS REALIZAM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


A Santa Casa de Pederneiras, em parceria com Prefeitura Municipal,  Rotary Clube e Hemonúcleo de Bauru, realiza, no próximo dia 9 de abril das 8h30 as 12h, a campanha de doação de sangue com o tema “Você era a gota que faltava”.
O objetivo da campanha é aumentar a quantidade de sangue disponível para emergências e tratamentos, e ainda mostrar para a população que esse pequeno gesto pode salvar vidas.
Serviços
Os interessados em participar da doação de sangue devem comparecer ao salão do Rotary Clube de Pederneiras, localizado na Rua José Usó, O-566, Jardim Alvorada, no dia 09 de abril das 8h30 às 12h. Informações (14) 3283-8380, ramal 223.

Orientações para a doação de sangue.
Condições básicas para doar sangue.
  •  Sentir-se bem e com saúde;
  •  Apresentar documento com foto;
  •  Ter entre 16 e 69 anos de idade;
  •  O limite para a primeira doação é de 60 anos;
  •  Pesar acima de 50 kg.

Recomendação para o dia da doação.
  •  Nunca vá doar sangue em jejum;
  •  Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
  •  Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  •  Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  •  Evitar alimentos gordurosos;

Quem não pode doar?
  •  Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  •  Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  •  Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
  •  Usuários de drogas;
  •  Aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
  •  “Piercing”, tatuagem ou maquiagem definitiva 6 meses após realização; 12 (doze) meses se não houver condição de avaliação da segurança do procedimento realizado; se na cavidade oral e/ou na região genital, devido ao risco permanente de infecção, a inaptidão é 12 (doze) meses da retirada.

O que acontece depois da doação?
  •  Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente;
  •  Não fumar nas primeiras 2 horas;
  •  Não praticar esportes radicais ou atividades de risco;

Colaborou com este texto Maria Laura Rufatto - Assessoria de Comunicação e Imagem

Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000