Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o comportamento indevido de outros motoristas e condições adversas evitando-se assim possíveis acidentes. As regras de Direção Defensiva foram criadas exatamente para aumentar a proteção às vidas humanas e ao patrimônio. Dirigir defensivamente é conduzir o veículo de modo consciente, sabendo exatamente como localizar possíveis causas de acidentes e riscos, prevenindo-se e corrigindo de imediato o que for necessário. Para isso, é preciso lembrar que essas causas de acidentes podem estar ligadas não apenas ao veículo ou ao ambiente, mas principalmente ao próprio motorista O motorista defensivo deve dedicar atenção especial as pessoas idosas e portadoras de deficiência, que estão mais sujeitos a atropelamentos. Igualmente, deve ter muito cuidado com as crianças que brincam nas ruas, geralmente atravessam as vias sem prestar atenção.
|
Tem sido crescente o número de ocorrências e acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus, ocasionando perdas humanas e materiais. Dirigir um veículo na via pública, principalmente os grandes e pesados, é um risco que pode ser reduzido através da conscientização com relação ao veículo e ao próprio ato de dirigir. No momento em que dirigimos nosso veículos podemos com certeza fazer amigo sou inimigos, depende não apenas de nossas atitudes, pois se fecharmos os cruzamentos impedindo, a passagem dos demais veículos; se fizermos uma ultrapassagem em local indevido, arriscando a vida dos demais motoristas ou então usar o acelerador como “buzina”, com certeza ganharemos muitos inimigos durante a nossa jornada. Como na maior parte do tempo que dirigimos estamos pertos de nossas casas, é na própria vizinhança que devemos fazer amigos e clientes, já que vivemos em grupos dependendo muitas vezes uns dos outros. Dirigir com sabedoria significa realizar cada viagem:
• Sem desrespeitar os demais usuários da via • Sem abusos do veiculo • Sem faltar com a cortesia • Sem cometer infrações de trânsito
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário