Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PEDERNEIRAS É REFERÊNCIA EM SAUDE - TRATAMENTO COM DIGNIDADE.

PEDERNEIRAS CONTRATA MAIS MÉDICOS E ENFERMEIROS E IMPLANTA NOVO MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE
 



A Saúde Pública sempre foi o Calcanhar de Aquiles para todo município e, em Pederneiras, não era diferente. Não era, mas já mudou muito e vai mudar ainda mais. A Prefeitura Municipal está implantando o novo modelo de assistência à saúde no município, que consiste em priorizar a prevenção, ou seja, ir até o cidadão para entender suas necessidades de saúde e, a partir daí, resolver os problemas. Para tanto, foram contratados 54 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, a frota da Saúde foi completamente renovada, as equipes de Saúde da Família foram ampliadas, todas as Unidades de Saúde terão médicos em período integral e os distritos em meio período, foi criado o NASF, implantado o prontuário eletrônico, entre outras importantes medidas.

PREVENÇÃO
Hoje, o cidadão tem que ir obrigatoriamente na Unidade de Saúde para procurar atendimento. Nós ampliamos isso. Agora, nós vamos até essas pessoas. Isso vai desafogar as unidades de saúde, facilitar o diagnóstico, a resolução dos problemas do cidadão e ajudar na prevenção”, afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.
A ideia é levar saúde até o cidadão através de visitas mensais na maioria dos domicílios de Pederneiras. A partir de cada visita domiciliar as equipes de Estratégia de Saúde da Família levantarão as necessidades de cada familiar e, se for o caso, encaminharão para consultar e acompanharão o cidadão até o final do tratamento.
INVESTIMENTO
Para fazer essa logística em todo o município, cobrindo cerca de 40 mil habitantes, o investimento está sendo feito de forma sistemática. Foi renovada toda a frota de veículos da saúde municipal; foram implantados o prontuário eletrônico e o REMUME, uma cartilha com todos os medicamentos oferecidos pelo Sistema Municipal de Saúde que facilita a prescrição médica de medicamentos, inclusive em consultórios particulares; foram contratados 54 novos profissionais da saúde, fazendo com que o número de equipes de Saúde da Família saltasse de 6 para 9. São essas equipes de Saúde da Família que serão responsáveis pelas visitas domiciliares.
Cada equipe que montamos, que são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e vários agentes comunitários de saúde, atuará em uma determinada região da cidade, visitando sempre as mesmas residências, gerando um vínculo de saúde e confiança”, explica Dr. Pedro.
NASF
Essas 9 equipes de Saúde da Família terão apoio do NASF, Núcleo de Apoio da Saúde da Família, outra novidade criada pela atual gestão. O NASF é composto por especialistas como farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo, pediatra, ginecologista e até dentistas.
De acordo com o secretário de Saúde, a chave é identificar o cidadão que tem necessidades de atendimento e dar resolutividade na situação. A equipe acompanhará a situação do paciente até o final. “Hoje, nós temos algumas situações diferentes no município. Temos a situação do cidadão que vai três, quatro vezes na unidade de saúde e, muitas vezes não tem seu problema resolvido de maneira concreta. E temos a situação de pessoas que estão em casa, acamadas ou precisando de um atendimento odontológico, e não procuram a saúde pública. Com esse novo modelo de assistência em saúde, nós resolveremos isso”, destaca Dr. Pedro.
ODONTOLOGIA EM CASA
A Prefeitura de Pederneiras, inclusive, adquiriu recentemente um equipamento novo, um consultório odontológico móvel, para atendimentos domiciliares em pacientes que estão acamados.
Tudo isso vai contribuir na prevenção, pois conseguiremos identificar situações de saúde pública nas pessoas e realizar o tratamento com antecedência, gerando economia para o município e evitando complicações para os pacientes. E iremos também desafogar a Unidade de Saúde, melhorando a eficiência no atendimento ao cidadão”, explica o prefeito Vicente Minguili.
MÉDICOS EM PERÍODO INTEGRAL
Outra novidade é que, com a contratação dos novos médicos e a estruturação das novas equipes de Saúde da Família, em breve, todas as Unidades de Saúde de Pederneiras terão médicos em período integral, ou seja, atendendo de manhã até o final da tarde e os distritos (Santelmo, Guaianás e Vanglória) terão médicos em meio período. “Era um pedido da população e um compromisso que assumimos. Trabalhar com saúde e trabalhar com respeito ao cidadão e ao dinheiro público. Esse é e continuará sendo o nosso compromisso. Investimos na Santa Casa. Colocamos remédios nas prateleiras das Unidades de Saúde. Aumentamos as especialidades médicas e agora teremos mais médicos. É trabalho sério. Investimento pesado para mudar a saúde para melhor”, conclui o prefeito Vicente Minguili.
Segundo o secretário de Saúde, esta implantação gradativa começou a ocorrer neste mês de fevereiro. Ele também explicou que, nos distritos e assentamento o atendimento será meio período devido à demanda.



---
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Pederneiras
(14) 3283-9570 - Ramal 9620/9626
comunicacao@pederneiras.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário