Total de visualizações de página

sábado, 29 de junho de 2013

PEDERNEIRAS UM CIDADE LIMPA E MARAVILHOSA DE VIVER.

Confesso que moro nesta cidade de terra roxa há mais de trintas anos e com orgulho digo que sou uma Pederneirense.
Pederneiras SP. nasceu de desbravadores  desceram pelo Rio Tiete por volta de 1.842 e fundaram nas suas margens pequenas aldeias. Podemos citar desbravadores tais como: Manoel dos Santos Simões e seus filhos, Antonio Pereira dos Santos, Josino Florêncio Pereira e outros:

Histórico de Pederneiras -SP - fonte IBGE

noticias e novidades blog


"A partir de 1842, desbravadores desceram o Rio Tietê e, em suas margens, fundaram pequenas aldeias. Nessa época, os primeiros povoadores ocupavam a região que pretendiam colonizar e mediante prova de domínio, garantiam a posse da mesma, através de Registro de Vigário, na sede paroquial mais próxima.

Assim, em 1848, Manoel dos Santos Simões e seus filhos, Manoel Leonel dos Santos e João Leonel dos Santos, registraram na Paróquia de Botucatu (Freguesia de Santa), a posse das terras que denominaram Fazenda Pederneiras, em virtude da grande quantidade de pedra-de-fogo encontrada no local.

A Fazenda, e depois povoação de Pederneiras, desligando-se de Botucatu, em 1865, a pertencer ao Município de Lençóis Paulista . Quatro anos depois, foi elevada a categoria de Freguesia (distrito), com a denominação de São Sebastião de Alegria.

Os cafezais da região promoveram o desenvolvimento da Freguesia, tendo seus moradores, sob a liderança do Coronel Manoel José Coimbra, iniciado em 1891, campanha pela emancipação.

No ano seguinte foi criado o município de São Sebastião da Alegria, mais tarde, voltou a denominar-se Pederneiras.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Freguesia criada com a denominação de Pederneiras, por Lei Provincial no 22, de 28 de fevereiro de 1889, no Município de Lençóis.

Elevado à categoria vila com a denominação de São Sebastião da Alegria, por Decreto-lei Estadual no 174, de 22 de maio de 1891, desmembrado de Lençóis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de julho de 1891.

Tomou a denominação de pederneiras, por Lei Estadual no 316, de 25 de maio de 1895. Cidade por Lei Estadual no 1038, de 19 de dezembro de 1906.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Pederneiras é constituído de 3 Distritos: Pederneiras, Iacanga e Soturna.
Lei no 2026, de 27 de dezembro de 1924, desmembra do Município de Pederneiras os Distrtitos de Iacanga, Soturna e Batalha.
Lei no 1890, de 13 de dezembro de 1922, cria o Distrito de Reginópolis (Ex-Batalha) e incorpora ao Município de Pederneiras.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Pederneiras se compõe do Distrito Sede.
Decreto no 6459, de 25 de maio de 1934, cria o Distrito de Floresta e incorpora ao Município de Pederneiras.
Decreto-Lei Estadual no 6716, de 01 de outubro de 1934, cria o Distrtito de Guainás e incorpora ao Município de Pederneiras.
Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Pederneiras compreende o único têrmo judiciário da comarca de Pederneiras e se divide em 3 Distritos: Pederneiras, Floresta e Guaianás.

Pelo Decreto-lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Pederneiras perdeu para o Município de Itapuí o Distrito de Floresta, desfalcado de parte do território; em 1939-1943, o Município de Pederneiras é composto de 3 Distritos: Pederneiras Água Limpa e Guaianás - e é têrmo da comarca de Pederneiras, formada de 1 único termo, Pederneiras, termo este formado por 3 Municípios: Pederneiras, Bocaiúva (atual Macatuba) e Iacanga.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Pederneiras ficou composto dos Distritos de Guianás e Santelmo, e constitui o único têrmo judiciário da comarca de Pederneiras, a qual é formada pelos Municípios de Pederneiras, Iacanga e Macaubal.

Aparece nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958, composto dos Distritos de Pederneiras, Guianás, Vanglória e Santelmo (Ex-Águas Limpas).

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 4 Distritos: Pederneiras, Guaianás, Santelmo e Vanglória.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999."

Atualmente, somos destaque no cenário nacional e internacionalmente. Importamos produtos e exportamos produtos, máquinas e serviços, podendo citar varias indústrias e empresas que tem sua sede no município de Pederneiras-SP.: Volvo Equipamentos; Agynomoto  (segunda maior empresa do mundo); AB Brasil;  Pedertractor; inúmeras empresas de navegações sediadas na margem esquerda do Tiete e muitas outras de induzidos, motores de partidas (em torno de mais de 300), temos o grupo Fortipav. Não há desemprego na cidade que brilhantemente é administrada no executivo pelo Excelentissimo Prefeito Municipal "Daniel Pereira de Camargo e vice-prefeito Juarez Solana de Freitas.



NOTICIAS E NOVIDADES BLOG

Não foi por acaso que o município quando da gestão da amada prefeita Ivana Bertolini Camarinha foi eleito um dos sessenta e cinco melhores cidade para se morar, porque aqui se tem educação de qualidade; saúde para o povo, desde atendimento médico, dentário (CEO), cirurgias, tratamento especializados para mulher, para o idoso. 

NOTICIAS E NOVIDADES BLOG

Na gestão do atual prefeito Daniel Camargo vimos a criação do centro de especialidades (AME) no centro da cidade onde as pessoas  podem ter atendimento de qualidade sem precisarem sair da cidade. Podemos encontrar além de excelentes profissionais da saúde, assistentes sociais, psicologas e psiquiatras junto ao POSTO DE SAÚDE MENTAL  e remédios fornecidos pelo governo Federal, Estadual na pessoa do Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckimin, Dr Rubens Emil Cury e municipal a população, na pessoa de Daniel Pereira de Camargo que nos traz orgulho por sua gestão de PAZ E TRANSPARÊNCIA.

noticias e novidades blog


Quanto ao esporte, foram criadas várias praças de lazer e poliesportiva, proporcionando alegria e saúde ao povo. Somos destaque pelas inovações. A(s) praça(s) esportiva(s) deve(m) ser(em) feita(s) em todas as cidades, como o UPA  de Pederneiras que serviu de modelo para o então Prefeito de São Paulo. Temos que agradecer publicamente o fato de Ministro do Esporte  Aldo Rabello prestigiar nos cidade e lembrar da necessidade do povo. Deverá em breve ser entregue um local POLI ESPORTIVO para população.

Recebemos verbas para saúde e melhoramento do atendimento hospitalar por Deputados federais e estaduais como:  Abelardo Camarinha; Moussa Tobias; Vicentinho e dentre outros.

Temos teatro, biblioteca; banda e coral municipal que nos concede(m) momentos de alegria, de conhecimento.

As pessoas que aqui vem visitar dizem de uma boca só que Pederneiras SP é comparada a cidade de primeiro mundo. 

Temos hidrovia tiete-paraná; chamado"Porto INTERMODAL" que ligado ao transporte ferroviário, rodoviário, aéreo.

BLOG NOTICIAS E NOVIDADES


Recentemente uma pessoa que morou 12 anos no Japão declarou que nossa linda cidade é um dos melhores lugares para se viver no Brasil, aqui se encontra tudo, desde trabalho, saúde, transporte, educação, divertimento(s).

Temos area de lazer (Parque ecologico com diversas especies vegetais, animais e tambem uma lagoa para pesca esportiva).

Um comércio punjante, com variedades de lojas (roupas, calçados, moveis, veículos e etc), hipermercados, farmácias, sorveterias, praças de lazer lindíssimas.

Temos casas de show que abrilhantam a noite de Pederneiras podendo citar por exemplo: OBAZUAH CLUB - lugar requintado e onde serve de ponto de encontro para os jovens e para as familias da cidade, para show variadissimos, tais como sertanejas, túnel do tempo, aché, pagode e muitos outros estilos de musica. Vale a pena conhecer.



Fico triste quando vejo uma minoria que não querem o bem da cidade e ficam criando picuinhas. 

Estamos no cenário nacional e internacional pela qualidade de vida da população e pelo trabalhos brilhantes de prefeitos tais como: Michel Neme; Giacomo M. Bertolini; Dr. Rubens Emil Cury, Ivana Camarinha e atualmente Daniel Pereira de Camargo.

Finalizo agradecendo a todos quanto contribuiram nesse mais de 100 anos de emancipação politica e administrativa de PEDERNEIRAS, onde reina a PAZ. 

É nossa cidade limpa, organizada, maravilhosa de se viver e invejada por muitos. Não é para menos que sentimos orgulho de nossa cidade. Obrigado Deus por essas maravilhas que temos e podemos oferecer a população em geral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário