Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PEDERNEIRAS ESCLARECE FATOS SOBRE O H1N1 NO MUNICÍPIO

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que não há em todo o município de Pederneiras casos confirmados de H1N1.
Há, apenas, cinco casos suspeitos de H1N1 que estão esperando os resultados dos exames em análise no Instituto Adolf Lutz, que deve chegar entre 10 a 15 dias.
Dos cinco casos, há um óbito de uma senhora de 50 anos que deu entrada na Santa Casa de Pederneiras com estágio avançado de gripe. Ela foi atendida e tratada como paciente de H1N1, e sua transferência para a UTI foi solicitada, o que não veio a ocorrer, pois, infelizmente, seu quadro evoluiu rapidamente e ela veio a óbito. No entanto, há necessidade do resultado laboratorial para ter a confirmação ou não se é um caso de H1N1.
Nos outros dois casos suspeitos, dois foram medicados, tiveram melhora em seus quadros clínicos, foram liberados pela Santa Casa e estão sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica Municipal. Outros dois casos surgiram neste final de semana e também são suspeitos de H1N1. Nas quatro situações acima, os pacientes passam bem, estão sendo acompanhados e aguardam os resultados dos exames.
“Neste momento, queremos tranqüilizar a população. Não há casos de morte em Pederneiras devido ao H1N1. Pedimos que a população tome os devidos cuidados, principalmente quem tiver um quadro de gripe, mesmo que leve, procure uma das nossas unidades de saúde”, explica a secretaria municipal de Saúde, Adriana Leandrin da Silva.
Orientação
Neste momento, a população deve redobrar os cuidados com a higiene, principalmente em ambientes públicos, em locais onde circulam muitas pessoas. A dica é manter sempre as mãos limpas e deixar os ambientes com o ar circulando. Para as pessoas que estão gripadas, a dica é: lave sempre as mãos, evite circular em locais públicos e procure rapidamente a unidade de saúde mais próxima. Uma simples gripe pode apresentar os mesmos sintomas do H1N1, e quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de sucesso para o paciente.
“Pedimos para o pessoal da imprensa nos ajudar a orientar a população, para melhorar os cuidados com a higiene, os cuidados com quem está com sintomas e, principalmente, a procurar a unidade de saúde e a vigilância epidemiológica para ter informações corretas sobre o H1N1, isso é o mais importante agora”, diz Leandrin.
Caso do Nenê
Neste final de semana, correram boatos que um morador de Pederneiras havia falecido por H1N1 no hospital da UNIMED, em Bauru. Essa, e outras informações passadas sem respaldo técnico e averiguação, causou pânico em muitos moradores da cidade, que compartilharam conteúdos pelas redes sociais e espalharam o pânico pela cidade.
A título de esclarecimento, um senhor conhecido pelo apelido de Nenê, é morador do município vizinho de Jaú. Lá em sua cidade, teve seu quadro agravado e foi transferido para a UNIMED de Bauru, onde veio a óbito. Não se trata, portanto, de um caso de H1N1 em Pederneiras, pois as informações deste paciente serão tratadas e analisadas pelas secretarias municipais de saúde dos municípios de Jaú (onde o senhor José Luiz residia) e Bauru (onde ele veio a falecer).
Vacinação
No dia 30 de abril está programada pelo Ministério da Saúde a campanha nacional contra a H1N1 em todos os municípios da federação. Assim como aconteceu em 2015, as vacinas serão destinadas pelo Ministério da Saúde a grupos prioritários: gestantes, puerperais (mulheres que estão no período pós-parto), idosos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos e pessoas com doenças crônicas (doenças respiratórias, diabetes, hipertensão etc). Quem tomou a vacina de H1N1 em maio de 2015, quando da campanha, ainda está imune ao vírus e apenas precisar fazer o reforço no dia 30 de abril.

Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário