Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA AMANHÃ - H1N1

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA AMANHÃ
A meta é imunizar 49,8 milhões de pessoas em todo o país. Em Pederneiras, meta é vacinar 8 mil pessoas do público-alvo


A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 começa amanhã, sábado, 30, a partir das 8h. O governo federal trabalha com a meta de imunizar 49,8 milhões de pessoas, conforme projeções do Ministério da Saúde. A vacinação, que começa amanhã, será prolongada durante o mês de maio em todos os postos de saúde do município, incluindo os distritos. Em Pederneiras, a meta é vacinar 8 mil pessoas do público-alvo da campanha que envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros.
A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.
Público-alvo da campanha
A partir de amanhã, em todo o país, 240 mil profissionais estarão em 65 mil postos de saúde para começar a aplicar a vacina aos grupos com maiores riscos de contrair a doença. São integrantes deste grupo pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses até menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem ser vacinadas. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Durante o lançamento da campanha de vacinação, na última quarta-feira, 27, as autoridades da saúde disseram que não há risco faltar vacina. “Não há necessidade de pânico e correria aos postos. O governo adquiriu 54 milhões de doses da vacina e não vai faltar vacina (para os grupos prioritários)”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Antônio Carlos Nardi.
Casos
Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, contando até o dia 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 83% (1.365) por influenza A (H1N1). Em Pederneiras, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, não há casos confirmados de H1N1. Apenas cinco exames aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz.
Cuidados
As vacinas que serão aplicadas protegerão as pessoas dos grupos de riscos contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1. Com a campanha, o governo busca diminuição as internações em até 45% e conter as mortes por influenza a um nível entre 39% e 75%.
Vale enfatizar a importância em reforçar os cuidados para evitar o contágio. Entre as principais medidas recomendadas estão lavar frequentemente as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas com sintomas da gripe. Se o cidadão apresentar sintomas de gripe, procure rapidamente uma unidade de saúde.

Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000
(14) 3283-9570   Ramal: 9620
(14) 99185-6460
comunicacao@pederneiras.sp.gov.br / vpelegrineli@pederneiras.sp.gov.br
www.pederneiras.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário