Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2013

A violência contra a Mulher .

A sociedade antigamente era paternalista, onde o Homem era quem administrava a casa, como os filhos deveriam agir, havia um controle total, ficando a mulher apenas com a obrigação de procriar e cuidar da casa e dos filhos, ou seja, domésticos, conhecida como "DO LAR".
Houve uma evolução natural dos tempos, em que a Mulher conseguiu galgar um patamar semelhante ao Homem, passando a participar das decisões da família e do País.
Ocorre que vários problemas que eram  "ocultados", hoje estão amplamente abertos, sendo discutidos, com a participação dos Pais e da Sociedade, tais como na educação, no lazer, nos cuidados médicos no lazer.
Hoje os filhos tem uma liberdade maior de dialogar com os pais o que não havia.
Anteriormente havia "respeito", mais era um temor reverencial. Hoje entendo que existe o respeito e amor demonstrado de forma mais aberta e equilibrada.
Infelizmente em razão da antiga formação paternalista, na qual o Homem achava que era o centro de tudo e quer manter dessa forma hoje e não consegue. Geram atritos, muitos casamentos desfeitos e somando-se a esse fato temos as drogas, a violência.
O Brasil como em todo mundo, tem se procurado levar ao Homem usar mais a razão, por suas ideias, não agir de forma brutal e animalesca.
É muito triste quando vemos casos de violências praticadas contra a mulher pelo maridos, ex-companheiros, namorados.
Tem ocorrido muitos casos em que o Homem não admite a separação ou divórcio porque tem aquele sentido de "posse" como se a mulher fosse uma propriedade particular e não admite, agindo de forma fria, calculista, premeditado e pratica todo tipo de agressão desde as agressões morais (ofensas verbais com palavra de baixo calão, ofendendo a dignidade da mulher, imputado fatos falsos, mentirosos, tais como: afirmando que esta se prostituindo; vendendo drogas; ameaças de morte e toda sorte.
Ao lado desta agressão verbal geralmente vem acompanhado da agressão física.
Que muitas mulheres deixam de denunciar temendo a morte e principalmente as ameaças: "o que é teu ta vindo ai"; "se voce me abandonar te mato e mato os filhos" e outras afirmações horríveis e que impede(m) a mulher de agir temendo realmente essa reação agressiva e violenta.
A mulher tem hoje um respaldo da sociedade e da Lei; conseguindo denunciar essas agressões e serem os homens que assim agem sendo processados e presos.
A lei estabelece MEDIDAS PROTETIVAS que podem ser requeridas ao Delegado(a), na OAB; no serviço social e outros locais que podem prestar assistencia da Mulher.
Dentre essas medidas protetivas podemos citar
a-) afastamento do marido ou ex-companheiro da vitima por 100 metros ou até 200 metros por exemplo;
b-) não manter contato com a vitima, por exemplo por telefone celular e outros formas;
c-) suspender o direito de visitas aos filhos;
d-) dentre outras.
Imporante frisar que caso seja denunciado que houve violação das medidas protetivas concedidas pelo Juiz com manifestaçaõ do Ministério Publico, podem o HOMEM ser preso preventivo, além de responder processo por desobediencia além da Lei Maria da Penha, podendo ser recolhido em segurança máxima.
Apesar da existencia da Lei, infelizmente ocorrem diariamente agressões fisicas e ameaças a MULHER. Assim, precisamos sempre estar conscientizando a mulher que esta sendo vítimas dessas sorte de agressão a procurar a Comisssão da Mulher Advogada, a Delegacia de Policia, Advogados(as); Serviços Social, A igreja, Comissão dos Direitos Humano e médicos, para que possa ser orientada e receba o apoio para que possa sair dessa situação em que a mulher esta sendo vitima de agressão moral e fisica.
O homem que pensa que a mulher é um objeto, que tem a posse, deve procurar ajuda, tratamento, para que mude seu perfil e aprendar a amar sua mulher, companheira, namorada.
Não podemos esquecer das Delegacias Especializadas da Mulher, que infelizmente em Pederneiras  SP. e não temos, sendo que já comportaria a criação em razão do número de habitantes e a criação de uma Casa de Apoio aquela mulher que não tem onde ficar apos ser vítima de agressão com seus filhos.
Ivana Camarinha começou a fazer esse trabalho é que é louvavel. Esperamos que na gestão de Daniel Pereira de Camargo consigamos essa tão almejada Delegacia da Mulher e a casa de apoio a mulher e seus filhos para que possa sair do ambiente de violência, onde esta sendo vítima de agressão física.
No mês de março de cada ano existe uma preocupação com a Mulher tanto que é comemorado o Dia internacional da Mulher. Mas devemos comemorar todos os dias porque ela(s) existem e merecem todo respeito e carinho.

AGRESSÃO A MULHER - BLOG NOTICIAS E NOVIDADES

Pederneiras-SP. 13 de abril de 2.013.
Eny Severino de Figueiredo Prestes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário