Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de abril de 2013

Discriminação; Preconceito - Racismo. - Respeito e Dignidade!!!!

Que significa discriminação e preconceito:
Significado de Preconceito
Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém, cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, ou preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão; prejulgamento.
Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado.
Repúdio demonstrado ou efetivado através de descriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias; pode-se referir também à sexualidade, à raça, à nacionalidade etc; intolerância.
Comportamento que demonstra esse repúdio.
Convicção fundamentada em crenças ou superstições; cisma.
(Etm. pré + conceito)

“O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão.
- Machado de Assis"

DISCRIMINAÇÃO - PRECONCEITO - RACISMO

 “Mais de 500 mil pessoas, segundo os organizadores, se uniram hoje em Berlim em defesa dos direitos dos homossexuais e dos transexuais na tradicional manifestação do Christopher Street Day (CSD), que lembra a luta contra o preconceito que atinge essas parcelas da população. Folha de São Paulo, 28/06/2009.”

“Por causa da sua luta incessante contra a segregação e o preconceito raciais, foi preso e julgado em 1962. Foi a primeira das suas prisões e condenações, inclusive uma de enforcamento, prisão perpétua etc. Folha de São Paulo, 28/06/2009.”


“Uma aluna do primeiro ano do ensino médio do Colégio Santo Inácio no Rio, que foi contaminada com a gripe suína ao retornar de uma viagem nos Estados Unidos, afirmou em carta divulgada pela escola que o pior da doença é o preconceito. A jovem ainda disse que sua recuperação foi rápida e nada  dolorosa. Folha de São Paulo, 27/06/2009.”

(fonte – pensador)


RACISMO - DISCRIMINAÇÃO  RACIAL


Preconceito: vem de ‘pré-conceito’, significa conceituar uma pessoa ou grupo de pessoas sem conhecer seus hábitos e personalidade.

Discriminação: significa diferenciação. Fazer uma distinção. Dentre os significados da palavra, estamos focando no significado mais popular, chamado ‘discriminação sociológica’. Ela pode ser aplicada de várias formas, dentre elas a discriminação social, religiosa, racial, sexual, política, ou até mesmo a discriminação pela nacionalidade. E todas essas formas levam à exclusão social.

O Racismo: nada mais é que um termo dado à discriminação racial. Uma vez que você discrimine alguém pela cor, você está sendo racista.
...........................................................................................................

Estamos em  sempre em contato com a sociedade; ideias  e precisamos respeitar para evitarmos violar a Lei e praticarmos  qualquer tipo  de discriminação; preconceito e o racismo. 

Moramos num País maravilhoso onde devemos respeitar a dignidade das pessoas, evitando praticar preconceitos, discriminação. É triste e lamentável!!!!

Discriminar é crime!!!!!!
..............................................................................................................................................................

Eny Severino de Figueiredo Prestes
PEDERNEIRAS -SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário