Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

100 (centenário) anos da Estação Ferroviaria de Pederneiras e SELO COMEMORATIVO. NÃO PERCAM.!!!


PREFEITURA DE PEDERNEIRAS COMEMORA CENTENÁRIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA COM LANÇAMENTO DE SELO DOS CORREIOS
A Prefeitura Municipal de Pederneiras através da Secretaria de Cultura e Turismo realiza amanhã, 1º de outubro, terça-feira, o lançamento do Carimbo e Selo comemorativos do Centenário da Estação Ferroviária de Pederneiras, atual Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”. O evento será no próprio Centro Cultural a partir das 20h com entrada gratuita e terá a apresentação da Orquestra de Violas de Torrinha.
“O centenário da estação é um marco histórico e cultural para a nossa cidade. Foi pela estação que muitas famílias chegaram a Pederneiras e a nossa cidade cresceu”, diz o prefeito municipal Daniel Pereira de Camargo (PSB).
Antes, Estação Ferroviária. Hoje, Centro Cultural.
Amanhã, a antiga Estação Ferroviária completa 100 anos. Inaugurada no século passado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro era, segundo historiadores, considerada na época uma construção moderna e das mais elegantes daCompanhia Paulista.
Abandonada durante décadas, a antiga estação foi reestruturada completamente em 2008 pela ex-prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha, dando lugar ao Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”, local de apresentações e projetos culturais e artísticos, além de acolher a Secretaria de Cultura e Turismo e um grande acervo histórico municipal. De um lado da estação, foi construída uma praça cultural com quiosque e paisagismo. Do outro lado, onde havia um galpão de estocagem da estação ferroviária, a ex-prefeita Ivana investiu R$ 2 milhões de reais e construiu um amplo e moderno Teatro Municipal com capacidade para mais de 450 pessoas.
“A antiga estação ferroviária, que estava abandonada, se perdendo na história, foi transformada em um complexo cultural com praça, teatro e centro cultural. Comemorar 100 anos da antiga estação vendo ela reestruturada e servindo de palco para a promoção da cultura e da história do nosso município é espetacular”, completa Daniel Camargo.
O lançamento do carimbo comemorativo e a apresentação do selo personalizado alusivos ao centenário de fundação da Estação Ferroviária de Pederneiras é uma parceria entre Correios e Prefeitura Municipal. Segundo os Correios, o selo personalizado terá duas partes: uma com a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional; e outra com uma imagem antiga da Estação Ferroviária. Já o carimbo apresenta em destaque a imagem da estação ferroviária, acompanhada pela frase “100 anos”. Ao redor estão gravados os dizeres “Estação Ferroviária de Pederneiras” e as datas “1º a 30 de outubro de 2013”, em referência ao período de utilização do carimbo na agência dos Correios da cidade.
Serviços
O lançamento do selo comemorativo do Centenário da Estação Ferroviária de Pederneiras será amanhã, terça-feira, 1º, às 20h, no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”, localizado Rua Prudente de Morais, S-211, antiga Estação Ferroviária. Informações (14) 3252-2281. Os colecionadores e interessados em montar suas peças filatélicas com o uso desse carimbo ou selo poderão solicitá-los na agência central dos Correios de Pederneiras, na Rua Coronel Coimbra, N-181, Centro. Informações (14)3252-2000.

Um comentário: