Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DIRIGIR COM RESPEITO E CIDADANIA.



Conceito de Direção Defensiva
Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o comportamento indevido de outros motoristas e condições adversas evitando-se assim possíveis acidentes.
As regras de Direção Defensiva foram criadas exatamente para aumentar a proteção às vidas humanas e ao patrimônio.
Dirigir defensivamente é conduzir o veículo de modo consciente, sabendo exatamente como localizar possíveis causas de acidentes e riscos, prevenindo-se e corrigindo de imediato o que for necessário.
Para isso, é preciso lembrar que essas causas de acidentes podem estar ligadas não apenas ao veículo ou ao ambiente, mas principalmente ao próprio motorista
O motorista defensivo deve dedicar atenção especial as pessoas idosas e portadoras de deficiência, que estão mais sujeitos a atropelamentos. Igualmente, deve ter muito cuidado com as crianças que brincam nas ruas, geralmente atravessam as vias sem prestar atenção.

4.2. Os 10 mandamentos do motorista defensivo
1. Conhecer as regras de circulação e obedecer às leis de trânsito.
2. Usar sempre o cinto de segurança
3. Não aceitar desafios nem provocações
4. Manter o veiculo sempre em boas condições de uso
5. Prever as possibilidades de acidentes e ser capaz de evitá-los
6. Estar capacitado para decidir com rapidez
7. Conhecer o veiculo que está dirigindo e saber como comandá-lo
8. Não dirigir cansado, sob efeito de drogas ou álcool
9. "Ver e ser visto"
10. Não Abusar da alto confiança

4.3. Dirigindo com sabedoria
Tem sido crescente o número de ocorrências e acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus, ocasionando perdas humanas e materiais.
Dirigir um veículo na via pública, principalmente os grandes e pesados, é um risco que pode ser reduzido através da conscientização com relação ao veículo e ao próprio ato de dirigir.
No momento em que dirigimos nosso veículos podemos com certeza fazer amigo sou inimigos, depende não apenas de nossas atitudes, pois se fecharmos os cruzamentos impedindo, a passagem dos demais veículos; se fizermos uma ultrapassagem em local indevido, arriscando a vida dos demais motoristas ou então usar o acelerador como “buzina”, com certeza ganharemos muitos inimigos durante a nossa jornada.
Como na maior parte do tempo que dirigimos estamos pertos de nossas casas, é na própria vizinhança que devemos fazer amigos e clientes, já que vivemos em grupos dependendo muitas vezes uns dos outros.
Dirigir com sabedoria significa realizar cada viagem:

• Sem desrespeitar os demais usuários da via
• Sem abusos do veiculo
• Sem faltar com a cortesia
• Sem cometer infrações de trânsito


Nenhum comentário:

Postar um comentário